DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

APROPRIAÇÕES DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

  • ÂNTONY VINÍCIUS BARTOCHAK Censupeg
Palavras-chave: alavras-chave: Inclusão. Educação Física. Dança. Contemporaneidade.

Resumo

RESUMO Dança na Educação Física escolar: apropriações de práticas inclusivas no ensino da dança contemporânea – o artigo apresenta o ensino da dança inclusiva na Educação Física escolar a partir das reflexões de autores sobre a pertinência da adoção das leis inclusivas e com características do movimento contemporâneo nos processos de criação em dança. Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem decorrente de transformações instigadas pela dança inclusiva, tais como: a ressignificação metodológica da dança contemporânea inclusiva, da concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático, o estreitamento das relações entre as abordagens artísticas escolares e as formas de inclusão que se desenvolvem dentro do ambiente escolar.  
Publicado
22-12-2022
Seção
Artigos de Revisão